DESTAQUES: Mantenha-se informado acerca das nossas atividades  Clique aqui!

COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL NO AEGUIA

Nos estabelecimentos da Educação Pré-Escolar, abril chegou mais cedo!

O projeto "De mãos dadas é que vamos...pelos caminhos da liberdade" pretende, através de histórias, poemas, cartazes, canções, objetos..., estabelecer relações entre o presente e o passado e educar para os valores: liberdade, democracia, igualdade, direitos humanos...

Com um cravo de mão em mão, as crianças cantaram "Cravo vermelho ao peito a todos fica bem"! Foi este o ponto de partida para outras abordagens, como a divertida história "Avó, onde é que estavas no 25 de abril?" que através da vivência da avó e do protesto do neto em não comer brócolos, remete os leitores para este momento histórico que mudou as nossas vidas e deu ao cravo um significado diferente! Eis as fotos:

 

 

 Centro de Apoio à Aprendizagem - Painel da Primavera evoca o cinquentenário do 25 de abril!

Foi no Centro de Apoio à Aprendizagem que se realizou mais um painel, desta vez dedicado à primavera e integrado nas comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos!

 

 Centro apoio aprendizagem 25abrilF

 

 

Cinquentenário do 25 de abril

No ano do cinquentenário do 25 de abril, a escola não poderia deixar de se associar às comemorações de uma data tão importante para o país!
Assim, dando início a um conjunto de atividades que propomos realizar no agrupamento, para assinalar a revolução de abril, iniciamos as comemorações com a divulgação do documentário realizado no âmbito do Projeto EDA - Escolas à Descoberta de Abril - do Conselho Nacional da Educação, em simultâneo com a exposição itinerante, "25 de abril - Rumo ao Cinquentenário", cedida pela CIM-RL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - e que chegou hoje à Escola Básica e Secundária de Guia, onde ficará até ao dia 23 de janeiro!

É, pois, com grande prazer e orgulho que apresentamos publicamente o Documentário "As 3 Guias de abril", gravado ao longo de 2022/2023 e também em 2023/2024. Aqui ficam alguns testemunhos vivos, locais, certamente um enriquecimento importante para a memória coletiva da região da Guia e do concelho de Pombal e, seguramente, para os alunos envolvidos na sua realização.

                                                                                                                                                        Vídeo - Clica Aqui

 

 

Ligações oficiais

  • 1
  • 2