Composição do Conselho Geral

NOTA DE APRESENTAÇÃO

O Conselho Geral e o trabalho educativo no Agrupamento de Escolas de Guia - Pombal

A organização de um agrupamento escolar, para além de integrar profissionais docentes e não docentes, conta com um número significativo e diversificado de intervenientes externos, pelo que há necessidade de reconhecer, valorizar e respeitar graus de participação diversos, sem atropelos mútuos nem perturbações ou inversões processuais, para que os diversos contributos não sejam divergentes mas sim convergentes.

O Conselho Geral é o órgão máximo do Agrupamento, com poder de análise e decisão sobre as opções e as políticas educativas que vão sendo definidas. A nossa missão é desenvolver ações que promovam uma prática que supere o simples somatório de interesses de cada um dos seus membros em prol de uma perspetiva global de intervenção educativa centrada nas potencialidades e valorização de todos os intervenientes, em múltiplos processos educativos, e que se desenvolvem quotidianamente.

Num mundo cada vez mais competitivo, com grandes mudanças e incertezas, é exigida a cada um de nós uma crescente capacidade de adaptação à mudança. O saber aproveitar as oportunidades que esta acarreta implica criatividade, versatilidade e autoconhecimento mais desenvolvidos.

É extremamente importante que o nosso Agrupamento se continue a assumir como um espaço de aprendizagem para todos, aberto às diferenças, sensível à diversidade cultural e disposto a rasgar novos horizontes. É imperativo promover uma cultura de rigor e exigência aos jovens de hoje incutindo-lhes responsabilidades nas suas ações! E, é neste contexto que na qualidade de presidente do Conselho Geral, me comprometo a trabalhar em equipa, com profissionalismo, confidencialidade, responsabilidade, empenho, respeito, rigor, exigência e transparência, lutando sempre pela prossecução do interesse público, da valorização da qualidade, do mérito e do trabalho para a excelência.

Num bom ambiente educativo assente numa cooperação entre órgãos, refira-se ainda como importante alguns eixos educativos estratégicos definidos pelo Conselho Geral:

 Promover a abertura do Agrupamento ao exterior, reforçar a sua integração e dar voz às forças vivas da comunidade local;
 Desenvolver dinâmicas educativas ao nível escolar e comunitário;
 Valorizar a qualidade do ensino, criando oportunidades para um desempenho docente de excelência e para a obtenção do sucesso educativo dos alunos.

Contudo, a criação de um ambiente favorável ao ensino/aprendizagem passa não só pela ação que se desenvolve internamente, como também e sobretudo pela mobilização da comunidade educativa em geral. Os nossos jovens têm de sentir que a instituição Escola e a instituição Família defendem os mesmos valores, os mesmos conceitos e rumam em direção às mesmas metas.

Este é um espaço que pretende dar a conhecer a atividade do Conselho Geral: composição, competências, convocatórias, síntese das reuniões e documentos produzidos. Queremos ser os dignos representantes da Comunidade Educativa, pelo que estamos abertos a sugestões/críticas/anseios, no sentido de um melhor funcionamento do Agrupamento. Esperam-nos muitas tarefas: estou certa que o trabalho não nos mete medo, ou então teríamos ficado na serenidade dos nossos lares.

Parafraseando Faulkner - escritor americano galardoado com o Prémio Nobel: "Não se preocupe apenas em ser melhor que os seus contemporâneos ou predecessores. Tente superar-se a si próprio".

Espero podermos construir um Agrupamento melhor, onde todos aprendam e trabalhem com prazer e motivação.

Muito obrigada: é por tudo isto que conto com todos!

Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Guia - Pombal

CONSELHO GERAL - composição

Alberto José Eleutério Diniz-Presidente (Educação Especial)

Ana Margarida Mano de Matos (Biologia&Geologia)

Estrela Cação Andrade Lucas Sintra (EVT)

Graciana Maria Martins Abreu Costa (EPE)

Lídia Maria Mendes PEdros (1ºCEB)

Maria Assunção Norte Silva Santos (TIC-Informática)

Maria do Rosário Costa Mendes Lima (Português)

Pessoal não docente

Isabel Maria dos Santos S. Tente Fernandes (AO)

Maria Licínia Costa Pedrosa Silva (AO)

Gonçalo José Leonardo Ferreira (11ºA)

Dina Maria da Silva Pedrosa (11ºA)

Pais/Encarregados de Educação

(Associação de Pais)

David Pereira da Silva

(a designar)

Autarquias

Luís Diogo de Paiva M. A. Mateus (Presidente-CMP)

Fernando Manuel Pinto Parreira (Vereador-CMP)

Manuel José Carreira Serra (Presidente-JF G.I.M.M.)

Comunidade Educativa

Carlos Manuel Pedrosa Duarte (Grupo Desportivo Guiense)

José Silveirinha (BVP-5ª Companhia-Oeste)

Nilton Leopoldo (Filarmónica Ilhense)