DESTAQUES: Mantenha-se informado acerca das nossas atividades  Clique aqui!

“Camões, nosso contemporâneo”, José Augusto Cardoso Bernardes, 8 de abril.

"Camões, nosso contemporâneo" foi o título dado à conferência que trouxe à Escola Básica e Secundária de Guia José Augusto Cardoso Bernardes, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, para conversar com alunos do 9.º ano, a propósito da comemoração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Foi na Biblioteca Escolar que se reuniram alunos, assistentes operacionais, elementos da Direção e professoras, muitas das quais tiveram o privilégio de serem suas alunas na Universidade, para ouvir falar de alguém que sempre constou dos cânones escolares ao longo de séculos e de diferentes regimes, sendo o autor de alguns dos mais belos textos poéticos em língua portuguesa.

Mostrar que o "Príncipe dos Poetas" é nosso contemporâneo, que está vivo entre nós, como elemento congregador dos Portugueses, quer em território nacional, quer na diáspora, tornou-se uma preleção estimulante e um momento de frutífera aprendizagem. A prova desta contemporaneidade concretiza-se, por exemplo, na toponímia nacional, que contempla cerca de 600 ocorrências com o nome do poeta, entre ruas, praças, etc., não esquecendo a estatuária: não há quase cidade ou vila que não tenha um busto ou estátua do autor de Os Lusíadas.

Luís de Camões integra, igualmente, o protocolo que é implementado quando Chefes de Estado ou Reis visitam o nosso país: todos colocam, antes de iniciarem as visitas oficiais, uma coroa de flores junto ao túmulo que representa o poeta no Mosteiro dos Jerónimos. O próprio Presidente da República, após a sua tomada de posse, dirigiu-se a este monumento nacional para homenagear o nosso épico, símbolo incontestável de Portugal e dos Portugueses.

Congratula-se o Departamento de Línguas pela presença e pelas sábias palavras do Doutor José Bernardes, com as quais encheu a Biblioteca Escolar, espaço anfitrião deste encontro repleto de alunos curiosos e atentos, esperando que regresse com a sua boa disposição e a sua eloquência assertiva e cativante.

  

3ª Sessão de Literacia Financeira

No dia 9 de abril, na terceira sessão de literacia financeira "No Banco da Minha Escola", os alunos do 10º ano B e C mergulharam no tema da "Segurança Online".
A dinamização desta importante iniciativa esteve a cargo da Associação Portuguesa de Bancos (APB), contando com a valiosa colaboração do Dr. Amílcar Galhardo.
Durante a sessão, os alunos foram guiados através dos desafios e das precauções necessárias ao lidar com transações financeiras e informações sensíveis online. Através de exemplos práticos, os estudantes adquiriram conhecimentos fundamentais para proteger as suas finanças e dados pessoais no mundo digital em constante evolução.
Esta experiência enriquecedora reforçou não apenas a sua compreensão sobre segurança online, mas também a sua consciência sobre a importância da literacia financeira no mundo contemporâneo.

  

Concurso Nacional da Toyota "Carro de Sonho" Santiago Capitão 9º B - 2.º lugar

O Santiago Capitão , aluno do 9ºB, ganhou, no passado mês de março, o 2º lugar do Concurso Nacional "Carro de Sonho" promovido pela Toyota na categoria 12-15 anos.
No dia 1 de abril, o Santiago, acompanhado pela sua orgulhosa família, recebeu o prémio pelas mãos do Diretor da Toyota em Leiria.
O Santiago colocou no papel o carro que imaginou! É um carro vermelho muito curioso: chassi cheio de detalhes, rodas e pneus corpulentos, habitáculo enigmático e uma aparência oblonga. Graças a esta sua visão vanguardista e a um talento indiscutível, o jovem passou à fase internacional.
O Agrupamento está muito orgulhoso do seu aluno e ansioso por conhecer os detalhes da nova fase. Para já, o Santiago tem sido felicitado por todos e foi convidado para fazer parte da equipa responsável pela construção de um carro solar com que o Agrupamento irá participar num concurso, cabendo-lhe, obviamente, o papel de designer. Parabéns, Santiago!
Como disse Albert Einstein "A criatividade é a inteligência a divertir-se".

  carro_sonho1.jpg carro_sonho.jpg 

 

Visita à Futurália 2024

"Os SPO, Serviços de Psicologia e Orientação, escolar e profissional, desenvolvem um programa de orientação de carreira para o ensino secundário, no qual se incluem visitas de estudo. Dotar os alunos de ferramentas orientadoras do percurso formativo, da carreira futura e da subsequente tomada de decisão, são os objetivos principais.

No passado dia 21 de março, os alunos do 11º ano, visitaram a maior feira nacional de educação e formação - Futurália - na FIL, em Lisboa.

A participação do décimo primeiro ano neste evento considera-se fulcral pela necessidade de alinhamento das ditas ferramentas, exames, pré-requisitos e formatos de candidaturas ao ensino superior, contemplando a sua oferta educativa, cursos especializados ou a opção pelo mercado de trabalho. Mais do que no ensino Científico-Humanístico, os critérios de acesso mudaram para 3 exames obrigatórios, havendo condicionantes nas melhorias de notas e até nas opções como alunos auto propostos.

Cada aluno participante recolheu informação e participou nos workshops que melhor consideravam as necessidades no "desbravamento" do seu percurso de carreira."

Ligações oficiais

  • 1
  • 2