Num exercício criativo, foi proposto aos alunos do 6.º ano um desafio para a conceção
de um “decímetro cúbico”. Dada a frequência com que precisam de converter unidades de volume em unidades de capacidade, rapidamente perceberam que poderiam considerar objetos com a capacidade de um litro. Registe-se que houve o cuidado de reutilizar vários materiais para a concretização dos diferentes projetos, todos eles muito interessantes.
Os trabalhos foram expostos na sala 11 C, onde decorreram outras atividades matemáticas, no decurso das jornadas culturais. As construções foram alvo de apreciação pelos pares e demais visitantes do citado espaço, tendo-se constituído favoritos: “o porta-lápis Minions”, da autoria do aluno Bruno Figueiredo, da turma C, “os noivos”, da autoria da Juliana Couto e da Lara Pedrosa, da turma E, e “o castelo”, construído pela Ana Carolina da turma D.
O empenho e a criatividade presentes em todos os trabalhos motivaram os professores a destacar pela sua originalidade a “mala de viagem”, da aluna Benvinda Duarte, da turma E, o “cão”, dos alunos Duarte Estrada e Joana Amaro e o “elefante”, dos alunos Diogo Monteiro, João Cunha e João Cardoso, da turma C.
A todos os participantes fica o agradecimento pela recetividade da proposta de trabalho, pelo contributo na decoração do espaço e que recordem sempre que 1 dm3 é equivalente a 1 litro!





