Composição do Conselho Geral

NOTA DE APRESENTAÇÃO

O Conselho Geral e o trabalho educativo no Agrupamento de Escolas de Guia - Pombal

A organização de um agrupamento escolar, para além de integrar profissionais docentes e não docentes, conta com um número significativo e diversificado de intervenientes externos, pelo que há necessidade de reconhecer, valorizar e respeitar graus de participação diversos, sem atropelos mútuos nem perturbações ou inversões processuais, para que os diversos contributos não sejam divergentes mas sim convergentes.

O Conselho Geral é o órgão máximo do Agrupamento, com poder de análise e decisão sobre as opções e as políticas educativas que vão sendo definidas. A nossa missão é desenvolver ações que promovam uma prática que supere o simples somatório de interesses de cada um dos seus membros em prol de uma perspetiva global de intervenção educativa centrada nas potencialidades e valorização de todos os intervenientes, em múltiplos processos educativos, e que se desenvolvem quotidianamente.

Num mundo cada vez mais competitivo, com grandes mudanças e incertezas, é exigida a cada um de nós uma crescente capacidade de adaptação à mudança. O saber aproveitar as oportunidades que esta acarreta implica criatividade, versatilidade e autoconhecimento mais desenvolvidos.

É extremamente importante que o nosso Agrupamento se continue a assumir como um espaço de aprendizagem para todos, aberto às diferenças, sensível à diversidade cultural e disposto a rasgar novos horizontes. É imperativo promover uma cultura de rigor e exigência aos jovens de hoje incutindo-lhes responsabilidades nas suas ações! E, é neste contexto que na qualidade de presidente do Conselho Geral, me comprometo a trabalhar em equipa, com profissionalismo, confidencialidade, responsabilidade, empenho, respeito, rigor, exigência e transparência, lutando sempre pela prossecução do interesse público, da valorização da qualidade, do mérito e do trabalho para a excelência.

Num bom ambiente educativo assente numa cooperação entre órgãos, refira-se ainda como importante alguns eixos educativos estratégicos definidos pelo Conselho Geral:

 Promover a abertura do Agrupamento ao exterior, reforçar a sua integração e dar voz às forças vivas da comunidade local;
 Desenvolver dinâmicas educativas ao nível escolar e comunitário;
 Valorizar a qualidade do ensino, criando oportunidades para um desempenho docente de excelência e para a obtenção do sucesso educativo dos alunos.

Contudo, a criação de um ambiente favorável ao ensino/aprendizagem passa não só pela ação que se desenvolve internamente, como também e sobretudo pela mobilização da comunidade educativa em geral. Os nossos jovens têm de sentir que a instituição Escola e a instituição Família defendem os mesmos valores, os mesmos conceitos e rumam em direção às mesmas metas.

Este é um espaço que pretende dar a conhecer a atividade do Conselho Geral: composição, competências, convocatórias, síntese das reuniões e documentos produzidos. Queremos ser os dignos representantes da Comunidade Educativa, pelo que estamos abertos a sugestões/críticas/anseios, no sentido de um melhor funcionamento do Agrupamento. Esperam-nos muitas tarefas: estou certo que o trabalho não nos mete medo, ou então teríamos ficado na serenidade dos nossos lares.

Parafraseando Faulkner - escritor americano galardoado com o Prémio Nobel: "Não se preocupe apenas em ser melhor que os seus contemporâneos ou predecessores. Tente superar-se a si próprio".

Espero podermos construir um Agrupamento melhor, onde todos aprendam e trabalhem com prazer e motivação.

Muito obrigado: é por tudo isto que conto com todos!

Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Guia - Pombal