
No dia 28 de março, no âmbito da disciplina de Área de Integração, as turmas 2A, 3A e 3B dos cursos profissionais de Técnicos de Gestão, Multimédia e Restauração, do Agrupamento de Escolas de Guia-Pombal, realizaram uma visita de estudo a Lisboa aoPadrão dos Descobrimentos, Museu Mude - Museu do Design e da Moda na rua Augusta e ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações.
Na rasteira do infante D. Henrique, foram vários os gloriosos heróis que desdenharam subir ao miradouro do referido Padrão pelo elevador, e se esforçaram “por mares nunca dantes navegados” em calcorrear aqueles imensos degraus que os aguardavam. Lá em cima, todos olharam a cidade e constataram como brilha e como recebe de braços abertos tantos turistas.
Depois, porque para baixo já lá diz o ditado “Todos os santos ajudam”, foi entrar no autocarro e parar junto ao arco da rua Augusta, para um segundo “desembarque”. Ali, surpreendidos pela insólita postura de um homem estátua, todos se encaminharam para o museu Mude, onde puderam apreciar a coleção do estilista português de grande projeção internacional, Felipe Oliveira Baptista, diretor criativo da marca Lacoste e se assombraram com as ilusões de ótica provocadas por um jogo de espelhos, colocados estrategicamente no local, num cenário que cria múltiplas perspetivas para o visitante.
Dali ao apreciar o elevador de Santa Justa e ao passear um pouco pelo Chiado, até cumprimentar o Pessoa junto ao café “A Brasileira” foi um pulo.
Depois o almoço, que os estômagos já rugiam … e veio a tarde e a diversão, pois o que há para descobrir no Pavilhão do Conhecimento é “de comer e chorar por mais”.
Enfim um dia bem passado, em que até o S. Pedro esteve de feição; contra todas as expetativas, lá deixou que todos usufruíssem de um bom dia na capital.
E não é que foi mesmo fixe?!!
Prof. Fernanda Gil


