O jogo não é apenas um simples ato de entretenimento. A utilização dos jogos, como um recurso pedagógico, proporciona um ambiente desafiador, propício à estimulação cognitiva, permitindo o alcance de fases mais elevadas do raciocínio. Ao brincar, o aluno articula a teoria e a prática, formulando hipóteses, testando experiências, tornando a sua aprendizagem mais atrativa e interessante. Os benefícios dos jogos ultrapassam a dimensão de uma atividade lúdica e invadem a esfera da educação e do processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Assim, as turmas do 8ºC, 8ºD, 9ºB e 9ºD, puseram a sua criatividade a funcionar ao criarem jogos em grupos, envolvendo os conteúdos de Matemática. De seguida, organizaram-se em grupos lúdicos e testaram as suas criações. Ao apresentarem e explicarem as suas ideias, em espaços de discussão e partilha, desenvolveram relações diversas e positivas entre si e com os outros em contextos de colaboração, cooperação e interajuda.
Ou seja, os alunos inovaram e desenvolveram atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes Matemáticos. Espreitem em https://sites.google.com/aeguia.edu.pt/site-de-jogos-de-matemtica/p%C3%A1gina-inicial
Agradecemos aos professores e turmas que permitiram a partilha dos nossos jogos!
A professora de Matemática
Anabela Neves
