DESTAQUES: Mantenha-se informado acerca das nossas atividades  Clique aqui!

Visita à Futurália 2024

"Os SPO, Serviços de Psicologia e Orientação, escolar e profissional, desenvolvem um programa de orientação de carreira para o ensino secundário, no qual se incluem visitas de estudo. Dotar os alunos de ferramentas orientadoras do percurso formativo, da carreira futura e da subsequente tomada de decisão, são os objetivos principais.

No passado dia 21 de março, os alunos do 11º ano, visitaram a maior feira nacional de educação e formação - Futurália - na FIL, em Lisboa.

A participação do décimo primeiro ano neste evento considera-se fulcral pela necessidade de alinhamento das ditas ferramentas, exames, pré-requisitos e formatos de candidaturas ao ensino superior, contemplando a sua oferta educativa, cursos especializados ou a opção pelo mercado de trabalho. Mais do que no ensino Científico-Humanístico, os critérios de acesso mudaram para 3 exames obrigatórios, havendo condicionantes nas melhorias de notas e até nas opções como alunos auto propostos.

Cada aluno participante recolheu informação e participou nos workshops que melhor consideravam as necessidades no "desbravamento" do seu percurso de carreira."

Dia Internacional da Mulher - 50 Anos do 25 de Abril de 1974

"Os Direitos das Mulheres e a Igualdade de Género" foi o tema que a Dr.ª Catarina Martins, mulher, atriz, mãe, cidadã comprometida, trouxe ao Agrupamento de Escolas de Guia, no dia 21 de março, perante uma plateia repleta de alunos, professores e assistentes operacionais. Após um introito de boas-vindas por parte da Dr.ª Fernanda Franco, Subdiretora do Agrupamento, que destacou o percurso académico e profissional da oradora, ouviu-se "Calçada de Carriche", a poesia voraz de António Gedeão declamada brilhantemente por alunas do 10.ºB.

De seguida, a palestrante retratou o Portugal cinzento do Estado Novo, onde ser Mulher significava ter os direitos coartados, apresentando dados concretos da evolução do trabalho, da saúde, da educação, da cultura, da sociedade, ao longo do último século. Os 50 anos do 25 de Abril trouxeram a Liberdade, mas muito há para fazer, no seu ponto de vista, reconhecendo o direito de cada homem e de cada mulher a ser o que quiser.

Muito se congratula a Escola pelas palavras assertivas da Dr.ª Catarina Martins e pela generosidade da sua presença, bem como do Município de Pombal, que se fez representar pela Dr.ª Nathalie Fajardo.

Educação Ambiental -Trabalhos dos Alunos do 7º Ano

Sob a temática  da Educação Ambiental e para comemorar o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água, os alunos do 7 ano criaram cartazes na disciplina de Educação Visual em articulação com o programa Eco- Escolas. Estes trabalhos estão expostos no atrium da escola de forma a serem apreciados por toda a comunidade escolar. 

 

Projeto “Tampinhas Solidárias” – Centro Escolar de Vieirinhos

 

No dia vinte e dois de março, no âmbito do projeto solidário e ambiental "Tampinhas Solidárias", os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, do Centro Escolar de Vieirinhos, realizaram a entrega de um carregamento de 207 garrafões de tampinhas de plástico, 97 garrafões de caricas e 48 garrafões de rolhas de cortiça à Bárbara Camasão de Cantanhede.

A Bárbara e a sua família agradecem de coração ao AEGuia, em particular, a toda a comunidade educativa do Centro Escolar de Vieirinhos pela entrega do carregamento, pois vai ajudar a Bárbara nas suas terapias e diversos tratamentos.

Corações solidários, vamos continuar juntos e unidos por esta causa solidária e ambiental!

 

  

Ligações oficiais

  • 1
  • 2