A propósito de Direitos humanos e do 71º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Temos portanto direitos...
Mas os direitos que conquistámos e/ou conquistamos a cada momento para maximizar a felicidade de todos – lá dizia Mill -, só farão efetivamente sentido, quando constatarmos, simultaneamente, à boa maneira kantiana, que somos também sujeitos de deveres.
A este propósito, o artigo 29º da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" refere: "No exercício [dos seus] direitos e no gozo [das suas] liberdades ninguém está sujeito senão às limitações estabelecidas pela lei com vista (...) a promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e a fim de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar numa sociedade democrática" ou, por outras palavras, enquanto cidadãos, devemos zelar pelos nossos direitos, cumprir os nossos deveres e respeitar os direitos e as liberdades dos demais.
Tudo isto então significa que só nos tornamos humanos enquanto seres sociais e, por isso, temos de aprender a compatibilizar os nossos direitos com os dos outros, de modo a garantir a coexistência harmoniosa e a realização integral de todos e de cada um.
Queremos portanto viver com dignidade isto é, queremos que nos tratem como pessoas, devendo cada um de nós, também, criteriosamente, aprender a tratar os outros de igual modo.
Adaptando num outro contexto, o pensamento de Javier Sádaba na sua obra "Filosofia para um Jovem" poderei talvez acrescentar: "Em suma, quem tiver a habilidade de combinar [estes aspetos] terá descoberto a pedra filosofal da ética. É tudo uma questão de tentar."

Para os "meus meninos" das turmas 11ºA e 11ºB, que tão bem se aplicaram nas "Cantorias Filosóficas" e que são a prova de que, no Agrupamento de Escolas de Guia - Pombal, há gente mesmo "FIXE"! Por terem sabido ser, por terem sabido estar e, por perceberem a relevância de aprender a cumprir deveres, para terem direito a usufruir de direitos, esta foi uma experiência "cinco Estrelas"!

Obrigado a vocês
Prof. Fernanda Gil