Biblioteca Escolar: um lugar de todos e para todos

No passado dia 23 de outubro, a Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento, assinalou os 20 anos de integração na Rede de Bibliotecas Escolares.
Este percurso foi possível, graças à dedicação e empenho de muitos elementos: os que passaram pelas equipas da Biblioteca (professores e assistentes operacionais); outros ligados a vários setores e serviços da Escola, nomeadamente a colaboração inexcedível do ATL; o apoio da RBE, nomeadamente através dos Coordenadores Interconcelhios onde se destaca o papel, de mais de uma década, da Dr.ª Ana Cabral e, obviamente, a Rede de Bibliotecas de Pombal (entidade aglutinadora de todas as bibliotecas do concelho em torno da Biblioteca Municipal, atualmente coordenada pelo Dr. Nelson Pedrosa).
Um conjunto de atividades marcou o referido dia, o qual se integrou no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Importa destacar a apresentação para alunos do 2º ciclo feita pelo seu autor, Francisco Monteiro, do livro "Mestre Carbono, o cientista" e "A Química do Amor" (uma ação de formação apresentada pelo mesmo escritor, também cientista e mágico, para alunos do Ensino Secundário e comunidade escolar).
O dia terminou com a projeção de um vídeo que documenta a construção das novas instalações e uma breve cerimónia onde tomaram a palavra: o Diretor do Agrupamento, António Pires, o representante do Conselho Geral Carlos Filipe, o Coordenador Interconcelhio (e promotor da integração na RBE), José Saro e o Presidente da Câmara de Pombal.
Nas novas instalações da Biblioteca, salientou-se o papel que as bibliotecas assumem na atualidade em contexto escolar, mas não só. Recordaram-se também tempos e episódios (por vezes caricatos), quer da Biblioteca do Agrupamento, quer de outras. O momento descontraído contou ainda com a expressiva intervenção de duas alunas do 10 º ano (obrigada Inês e Beatriz), e com a leitura de alguns poemas, da autoria de João Manuel Ribeiro.
A nova localização da Biblioteca permite uma maior proximidade com a comunidade, não só escolar mas educativa: um espaço aberto a todos, como já o foi no passado.
Fica pois um desejo: que a Biblioteca do Agrupamento se torne, de facto, um lugar de todos e para todos.