Ida ao Teatro: "Leandro, Rei da Helíria" e visita ao Museu da Marinha

No passado dia 23 de abril, os alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Guia fizeram uma visita de estudo a Lisboa para assistir à representação da peça “Leandro, Rei da Helíria” e conhecer o Museu de Marinha.

Pelas 10h30min, chegámos à escola Pedro Arrupe, no Parque das Nações. Entrámos num Auditório enorme onde já estavam muitos alunos de outras escolas. A peça “foi apresentada”, via Skype, por um dramaturgo inglês muito famoso - William Shakespeare.

Depois de assistirmos à representação, dirigimo-nos aos jardins dos Jerónimos para almoçar. Quando acabámos de almoçar, as professoras acompanharam-nos ao Starbucks, aos Pastéis de Belém e aos gelados. Foi um momento alto da nossa ida a Lisboa.

Na parte da tarde, pelas 14h30min, fomos à descoberta do Museu de Marinha. Entrámos por grupos, para não perturbarmos muito.

Na entrada, estava uma estátua do Infante D. Henrique, rodeada por navegadores que o acompanharam durante os Descobrimentos, e um mapa com as principais viagens efetuadas pelos portugueses nos séculos XV e XVI.

Havia várias salas, que retratavam diferentes séculos, onde estavam expostos diversos modelos de caravelas, naus e navios utilizados durante a expansão portuguesa, e coleções de peças náuticas. Na sala das Camarinhas Reais pudemos ver as camarinhas reais que foram utilizadas para viagens de Estado pelo rei D. Carlos e pela rainha D. Amélia.

Depois fomos ao Pavilhão das Galeotas, que tinha muitos modelos de embarcações, umas utilizadas pela Família Real, outras ligadas à pesca, e um conjunto de peças dedicadas à Aviação Naval Portuguesa.

À saída, passámos pela loja do Museu para comprarmos umas pequenas lembranças e, por fim, sentámo-nos a descansar na esplanada do café.

No regresso parámos numa área de serviço para lanchar e chegámos à escola por volta das 19h00.

Esta visita foi muito interessante e muito importante, pois permitiu-nos aumentar o gosto pelo texto dramático e pela representação, aprofundar o nosso conhecimento sobre a expansão marítima, período fundamental da História de Portugal, e conhecer espaços diferentes do nosso dia a dia.

Os alunos do 7.º B e C

Leandro Rei da Helíria  museuhel