Ida ao Teatro: "Leandro, Rei da Helíria" e visita ao Museu da Marinha

No passado dia 23 de abril, os alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Guia fizeram uma visita de estudo a Lisboa para assistir à representação da peça “Leandro, Rei da Helíria” e conhecer o Museu de Marinha.

Pelas 10h30min, chegámos à escola Pedro Arrupe, no Parque das Nações. Entrámos num Auditório enorme onde já estavam muitos alunos de outras escolas. A peça “foi apresentada”, via Skype, por um dramaturgo inglês muito famoso - William Shakespeare.

Depois de assistirmos à representação, dirigimo-nos aos jardins dos Jerónimos para almoçar. Quando acabámos de almoçar, as professoras acompanharam-nos ao Starbucks, aos Pastéis de Belém e aos gelados. Foi um momento alto da nossa ida a Lisboa.

Na parte da tarde, pelas 14h30min, fomos à descoberta do Museu de Marinha. Entrámos por grupos, para não perturbarmos muito.

Na entrada, estava uma estátua do Infante D. Henrique, rodeada por navegadores que o acompanharam durante os Descobrimentos, e um mapa com as principais viagens efetuadas pelos portugueses nos séculos XV e XVI.

Havia várias salas, que retratavam diferentes séculos, onde estavam expostos diversos modelos de caravelas, naus e navios utilizados durante a expansão portuguesa, e coleções de peças náuticas. Na sala das Camarinhas Reais pudemos ver as camarinhas reais que foram utilizadas para viagens de Estado pelo rei D. Carlos e pela rainha D. Amélia.

Depois fomos ao Pavilhão das Galeotas, que tinha muitos modelos de embarcações, umas utilizadas pela Família Real, outras ligadas à pesca, e um conjunto de peças dedicadas à Aviação Naval Portuguesa.

À saída, passámos pela loja do Museu para comprarmos umas pequenas lembranças e, por fim, sentámo-nos a descansar na esplanada do café.

No regresso parámos numa área de serviço para lanchar e chegámos à escola por volta das 19h00.

Esta visita foi muito interessante e muito importante, pois permitiu-nos aumentar o gosto pelo texto dramático e pela representação, aprofundar o nosso conhecimento sobre a expansão marítima, período fundamental da História de Portugal, e conhecer espaços diferentes do nosso dia a dia.

Os alunos do 7.º B e C

Leandro Rei da Helíria  museuhel

Dia de Aulas ao Ar Livre - EB Seixo

Os alunos da EB do Seixo celebraram na quinta-feira, no dia 17 de maio de 2018 o Dia de Aulas ao Ar Livre. Esta é campanha mundial que pretende celebrar e inspirar as aprendizagens e as brincadeiras ao ar livre.
No 2017 , mais de 2,3 milhões de crianças em todo o mundo participaram, quase 40.000 das quais aqui em Portugal.
As crianças adoram o contacto com a natureza. Elas aprendem muito mais se contactarem diretamente com o que estão a estudar.
Neste dia fizemos várias atividades , de manhã estivemos no pinhal, perto da escola, onde cada criança fez um poema relacionado com o que viu, utilizando várias tecnicas de poesia : caligrama; acrósticos; rimas em quadras e outras.
De tarde visitámos um lago, que existe perto da escola , onde as crianças puderam ver alguns peixes e outros animais e algumas plantas aquáticas( nenúfares),.
As crianças adoraram o dia de aulas ao ar livre.
É bom ver e sentir a natureza para aprender!!!

2018 05 22-EBSf1 2018 05 22-EBSf2 2018 05 22-EBSf3 2018 05 22-EBSf4

O Dia da Espiga - EB Mata Mourisca

No dia 10 de maio, entre as 13:30h e as 15:00h, os alunos do Centro Escolar da Mata Mourisca deslocaram-se pelo caminho da Póvoa para apanhar a Espiga, cumprindo assim a tradição. Primeiro visitámos os castanheiros e depois apanharam-se espigas de trigo, «malmequeres» amarelos e brancos, raminhos de oliveira e de videira e algumas papoilas (muito poucas, pois não havia).

Já na sala, compuseram-se os raminhos que todos levaram para casa.

2018 05 14-CEMMf1  2018 05 14-CEMMf2  2018 05 14-CEMMf3

Dia da Mãe no CE da Mata Mourisca - EB Mata Mourisca

No dia 7 de maio, comemorou-se o Dia da Mãe no Centro Escolar da Mata Mourisca.

Convidaram-se as mães que estivessem um pouco disponíveis para virem passar um bocado do seu dia com o/a seu/sua filho(a). Foi uma alegre surpresa pois, tivemos um grupinho de mães que participou nesta iniciativa. As mães « brincaram » com as crianças ao jogo do galo, jogo da glória, fizeram pintura, pasta de moldar… depois, fez-se uma pequena reflexão sobre o « ser mãe », leu-se uma poesia dedicada à mãe, elaborada pelos alunos e terminou-se o encontro com um lanchinho.

Foi um momento muito agradável e especial.

2018 05 14 CEMMf1 2018 05 14 CEMMf2 2018 05 14 CEMMf3 2018 05 14 CEMMf4

Sub-categorias