Sessões de Suporte Básico de vida

No âmbito do Projeto Educação para a Saúde decorreram em janeiro e início de fevereiro, sessões de Suporte Básico de vida, dinamizadas pela UCC de Pombal e orientadas para todas as turmas dos 9º anos de escolaridade.
A temática em questão, que se encontra contemplada no programa da disciplina de Ciências Naturais, tem como objetivos: sensibilizar para a necessidade de prestar a primeira assistência em Suporte Básico de Vida, até à chegada dos meios de socorro; exemplificar os procedimentos de um correto alarme em caso de emergência e realizar o exame do paciente (adulto e pediátrico), com base na abordagem inicial do ABC (airway, breathing and circulation).

A coordenadora do PES
Luísa Margarida Ferreira

Visita de estudo à Primavera-Business Software Solutions

No dia 24 de janeiro, os formandos das turmas dos 2º e 3º anos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Guia – Pombal, acompanhados por seis formadores, deslocaram-se a Braga a fim de poderem visitar a empresa Primavera - Business Software Solutions, sediada num edifício moderno e sustentável.
Após a receção, os visitantes dirigiram-se ao auditório e assistiram a dois pequenos filmes sobre a história da empresa e as suas valências. Paralelamente, houve ainda a oportunidade de percorrer vários espaços do edifício: da "fábrica" (onde se pensam e desenvolvem soluções de gestão para o mercado global), às áreas administrativa e financeira, comercial, de marketing e de suporte técnico, culminando com a subida à cobertura, onde se pôde estender o olhar e contemplar a cidade de Braga.
Esta visita, ao proporcionar o contacto com uma realidade empresarial moderna e dinâmica, comprometida com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos seus trabalhadores, contribuiu para o reconhecimento da importância do empreendedorismo e da inovação, pelo que o balanço da mesma foi por todos considerado pertinente e positivo.

Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di

Alunos apurados para a segunda fase

No 1º período, de 18 a 29 de novembro de 2019, os alunos dos 5º aos 8º anos de escolaridade, tiveram a oportunidade de participar na primeira fase do Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di.
Esta atividade promovida pela Porto Editora, foi dinamizada na escola sede do Agrupamento pela equipa do Plano da Matemática, em articulação com os professores das disciplinas envolvidas e com o coordenador da equipa TIC, de forma a assegurar toda a logística que permitiu a realização das provas interativas disponibilizadas através da plataforma online da Escola Virtual.
A segunda fase deste Campeonato decorrerá em março, nas capitais de distrito de todo o país, com a participação dos seguintes alunos da Escola Básica e Secundária de Guia, concelho de Pombal:
- Matemática: Mateus Carreira – 5ºD;
- Ciência: Ana Veríssimo – 6ºA e Gonçalo Fernandes – 6ºC;
- Leitura: Hugo Henriques – 7ºC;
- Inglês: Martim Galhardo - 8ºD.
Neste contexto, felicitamos os alunos suprarreferidos pelo seu apuramento.

NATAL NO CENTRO ESCOLAR DE ILHA 2019

No dia 17 de dezembro decorreu no Centro Escolar de Ilha a Festa de Natal que contou com a presença de familiares e amigos, época tão rica em momentos em que os valores e os direitos humanos são trabalhados de acordo com a "Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania", preparando as nossas crianças e jovens para um futuro mais solidário.
A festa começou com a entrega dos prémios do concurso de postais de Natal, atividade promovida em parceria com a Junta de Freguesia de Guia, Ilha e Mata Mourisca, seguindo-se um espetáculo de circo com muita cor, alegria e humor.
No fim as crianças também foram estrelas e apresentaram as suas canções de Natal.
A Festa encerrou com um lanche convívio onde reinou a animação e a partilha.

Sub-categorias