Vacinação - Sarampo

A vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para
todas as pessoas presentes em Portugal.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas.

Importa assim garantir que toda a comunidade escolar esteja informada e alerta sobre os cuidados a ter.

Neste sentido a Direção-Geral da Saúde informa:

* O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada
tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea;

* Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção
cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal;

* Assim, recomenda-se:

i.   Verifique o seu boletim de vacinas; se necessário vacine-se e vacine os seus;

ii.   Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS24 - 808 24 24 24;

iii.    Se tem sintomas sugestivos de sarampo evite o contacto com outros e ligue para o SNS 24 - 808 24 24 24;

* Em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso;

* As pessoas que já tiveram sarampo estão imunizadas e não voltarão a ter a doença.

* Poderá recorrer a materiais de divulgação em

* link para vídeo sobre sarampo https://youtu.be/1_NTw6rw0o0 [2]

* Para mais informações sobre sarampo, consulte o site da Direção-Geral da Saúde, em https://www.dgs.pt/saude-publica1/sarampo.aspx [3]. “

Projeto internacional eTwinning, com o Liceo Marie Curie de Giulianova em Itália

A Escola Básica e Secundária de Guia iniciou em outubro mais um projeto internacional eTwinning, desta vez com o Liceo Marie Curie de Giulianova em Itália. Trata-se dum projeto de intercâmbio cultural que pretende desenvolver nos alunos a consciência e o respeito pela diversidade cultural, aumentar o seu conhecimento acerca da cultura e modo de vida dos jovens no espaço da União Europeia, desenvolver as suas competências linguísticas, a sua autonomia, capacidade de adaptação a novas situações/ ambientes e fazer novos amigos.
De 10 a 17 de Fevereiro, 23 alunos das turmas 10ºA, 1A (curso profissional de técnico de gestão), 11ºA e 12º A (acompanhados por três docentes) estão em casa de famílias em Giulianova, frequentado as aulas da escola dos seus novos amigos, conhecendo as tradições italianas e vivendo experiências únicas que lhes deixarão recordações para a vida.
No próximo período lectivo será a vez destes receberem os seus parceiros na escola e nas famílias portuguesas.

Sub-categorias