PROJETO EDA:
O Conselho Nacional da Educação informa que os produtos realizados pelas escolas envolvidas no projeto EDA50 durante o ano de 2023 já estão organizados no respetivo acervo e disponíveis para consulta pública através do seguinte endereço:
O contributo do AE Guia encontra-se no link:
https://eda50.cnedu.pt/as-tres-guias-de-abril-do-colegio-a-escola-publica/
______________________________________________________________________________________________________________________________
Álbum Recriar Abril: De Cravo na Mão
Álbum de fotos criado pela coordenadora do projeto Escolas à Descoberta de Abril, prof. Paula Maurício e a mentora do projeto "De mãos dadas é que vamos...pelos caminhos da liberdade", educadora Cristina Cardoso. O álbum compila algumas fotos recolhidas nos 3 dias de comemorações do 25 de abril, em que os alunos do 1º ciclo e do pré-escolar vieram à escola sede e que culminaram com a inauguração do Mural.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
No âmbito das comemorações dos cinquenta anos do 25 de abril, no Centro Escolar da Mata Mourisca
No âmbito das comemorações dos cinquenta anos do 25 de abril, no Centro Escolar da Mata Mourisca, os alunos, docentes e não docentes assistiram a Webinares subordinados a “Os retornados de abril” e a “O cinema português antes e depois do 25 de abril de 1974”. Depois, entre o dia 17 de abril e o dia 2 de maio, passaram pelo Centro Escolar sete pessoas que vieram relatar, na primeira pessoa, as suas vivências dos tempos antes do 25 de abril de 1974 e logo após. Nessas tertúlias falou-se do tempo de escola e da rigidez que existia nessa altura, de casamentos por procuração para que a mulher pudesse viajar, de emigração com autorização do governo e de emigração a salto, de convite para votar e ausência dele após ter faltado a um momento eleitoral, da pobreza que assolava adultos e crianças, da vida de estudante de liceu e das represálias exercidas sobre os filhos de algumas pessoas, cujo comportamento mais interventivo na sociedade, deixasse a suspeita de ser opositor ao governo…
A Coordenadora do Pré-Escolar também dinamizou atividades de músicas e histórias, em 3 momentos distintos, para as crianças do Pré-Escolar. Todas estas pessoas realçaram o estado de pobreza que se vivia antes do 25 de abril e a falta de Liberdade. Também assistimos ao teatro “A Rua da Liberdade” levado à cena pela “Companhia de Teatro do Botão”, proporcionado pelo Museu de Arte Popular Portuguesa de Pombal e deslocámo-nos ao Agrupamento para participar nas atividades dinamizadas pelos alunos e docentes da Escola Sede. Ainda elaborámos 1 cravo em tamanho grande, com a colaboração de todas as crianças e alunos para a “Exposição Cravos e Liberdade” promovida pelo Museu de Arte Popular Portuguesa de Pombal e um painel para a exposição no Agrupamento. Pela reação das crianças e pelo feedback de alguns pais e Encarregados de Educação, pensamos que foram momentos muito enriquecedores em que todas as crianças e alunos fizeram aprendizagens significativas.
O cinquentenário do 25 de abril, no Centro Escolar de Vieirinhos
O cinquentenário do 25 de abril, foi o mote para a dinamização de diversas atividades, no Centro Escolar de Vieirinhos, como a elaboração de cravos, réplicas de tanques, pesquisas e experiências, destacando-se: a participação nas atividades da escola sede, o apoio das famílias através da elaboração dos cravos (que os seus educandos depositaram no memorial), e a oferta de t-shirts brancas com impressão temática pela empresa "Alphashirt", que conferiram uma enorme magnitude a esta celebração. Por um futuro traçado com e para a Liberdade, de todos e para todos.
________________________________________________________________________________________
Tertúlia "Guia-dos por Abril – Memórias partilhadas do tempo da outra senhora" no AEGuia Recriar abril
Realizou-se no dia 26 de abril de 2023 na Biblioteca escolar da ESGuia a Tertúlia "Guia-dos por Abril – Memórias partilhadas do tempo da outra senhora". Esta Tertúlia surgiu na sequência do Projeto EDA (Escolas à Descoberta de Abril) em que a escola está a participar. Esse projeto está inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril e integra 50 escolas selecionadas do continente e regiões autónomas. De uma forma despretensiosa e intimista partilharam-se memórias, experiências e vivências sobre o Colégio da Guia de outros e destes tempos. Entre os convidados encontravam-se antigos alunos, antigos professores, antigos alunos e atuais professores e ainda, avós de atuais alunos que sob a moderação da professora Bibliotecária Isabel Simões generosamente "contaram histórias" que nos transportaram para um tempo e um Colégio que sempre foi para muitos "uma segunda casa".
Num cenário/viagem do estado novo ao 25 de abril, não puderam faltar a música e a poesia de abril tão bem interpretadas por alunos e professores.
E, da partilha das palavras passou-se à partilha de sabores numa verdadeira degustação de abril de um chá com cravos. Acompanhado de um chá de frutos de abril saborearam-se "espetadas na ditadura", "cravos (des)-folhados", "salpicos de liberdade", "suspiros de democracia" e "broa no cravo, broa na ditadura".
Viveu-se abril... "Abril já feito. E ainda por fazer".
________________________________________________________________________________________________________________________________
Nos dias 22, 23 e 24 de abril, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo vieram à escola sede celebrar a liberdade com os alunos e os adultos que os receberam e acompanharam em atividades especialmente preparadas para recriar momentos relacionados com a revolução e tornar esta experiência enriquecedora uma memória inesquecível.
Os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Turismo foram os anfitriões que acompanharam os mais pequeninos ao longo das várias atividades preparadas: construção das floreiras de cravos coletivas, pinturas faciais, visita e interação num veículo militar, jornal de parede, canto coral das músicas de abril, percurso de treino militar, impressão digital no Mural da Liberdade criado, pelos alunos do Curso de Artes Visuais e de visita à exposição dos Livros Proibidos e de trabalhos de expressão plástica realizados nos Jardins de Infância e escolas do 1º ciclo do Agrupamento.
No dia 24, o diretor António Pires e a vereadora Catarina Silva inauguraram o Mural da Liberdade, com a presença de vários convidados, após uma encenação especialmente preparada pelos alunos de História A do 12º ano e 11º ano, que proporcionaram a toda a escola uma aula coletiva sobre os factos que conduziram à revolução e a implantação da democracia no nosso país.
Foram três dias de atividades pensadas para assinalar de forma marcante e abrangente este 50º aniversário da Revolução do Cravos.
Este vídeo, realizado a partir de imagens recolhidas pelo drone da escola, operado pelo aluno Emanuel Pinhal, do 2º ano do Curso Profissional de Multimédia, reproduz alguns momentos vividos ao longo destes três dias.
25 de abril, sempre!
Concurso para o Mural do Cinquentenário
Uma das atividades promovidas para comemorar os 50 anos do 25 de abril, é a produção de um mural comemorativo. Para escolher o melhor projeto, os professores de Artes promoveram um concurso nas turmas. Todos os trabalhos realizados pelos alunos estão agora expostos nas "piscinas" para poderem ser apreciados por todos.
Nos estabelecimentos da Educação Pré-Escolar, abril chegou mais cedo!
O projeto "De mãos dadas é que vamos...pelos caminhos da liberdade" pretende, através de histórias, poemas, cartazes, canções, objetos..., estabelecer relações entre o presente e o passado e educar para os valores: liberdade, democracia, igualdade, direitos humanos...
Com um cravo de mão em mão, as crianças cantaram "Cravo vermelho ao peito a todos fica bem"! Foi este o ponto de partida para outras abordagens, como a divertida história "Avó, onde é que estavas no 25 de abril?" que através da vivência da avó e do protesto do neto em não comer brócolos, remete os leitores para este momento histórico que mudou as nossas vidas e deu ao cravo um significado diferente! Eis as fotos:
Centro de Apoio à Aprendizagem - Painel da Primavera evoca o cinquentenário do 25 de abril!
Foi no Centro de Apoio à Aprendizagem que se realizou mais um painel, desta vez dedicado à primavera e integrado nas comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos!
Cinquentenário do 25 de abril
No ano do cinquentenário do 25 de abril, a escola não poderia deixar de se associar às comemorações de uma data tão importante para o país!
Assim, dando início a um conjunto de atividades que propomos realizar no agrupamento, para assinalar a revolução de abril, iniciamos as comemorações com a divulgação do documentário realizado no âmbito do Projeto EDA - Escolas à Descoberta de Abril - do Conselho Nacional da Educação, em simultâneo com a exposição itinerante, "25 de abril - Rumo ao Cinquentenário", cedida pela CIM-RL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - e que chegou hoje à Escola Básica e Secundária de Guia, onde ficará até ao dia 23 de janeiro!
É, pois, com grande prazer e orgulho que apresentamos publicamente o Documentário "As 3 Guias de abril", gravado ao longo de 2022/2023 e também em 2023/2024. Aqui ficam alguns testemunhos vivos, locais, certamente um enriquecimento importante para a memória coletiva da região da Guia e do concelho de Pombal e, seguramente, para os alunos envolvidos na sua realização.
Vídeo - Clica Aqui