DESTAQUES: Mantenha-se informado acerca das nossas atividades  Clique aqui!

Intervenção do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Guia, na sua tomada de posse

 

Escola Básica e Secundária de Guia, 02/setembro/2019

 trsb  umb

 dois

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Dr. Diogo Mateus

Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Geral, Dr. Luís Serra da Silva

Excelentíssimos membros do Conselho Geral

Excelentíssima Senhora Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Pombal, Dr.a Ana Cabral

Excelentíssimo Senhora Diretora do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Pombal, Dr.a Paula Cardoso

Excelentíssimo Senhor Presidente da União de Freguesias Guia-Ilha-Mata-Mourisca, Dr. Gonçalo Ramos

Demais entidades

Excelentíssimos Pais e Encarregados de Educação

Caríssimas colegas da Direção

Caros professores e pessoal não docente

Caros alunos

Minhas senhoras e meus senhores

 

Na primeira intervenção como Diretor deste Agrupamento, mais do que anunciar medidas ou divulgar propostas, pretendo vincar a exigência inerente ao exercício do cargo e a responsabilidade que ele me impõe. 

Hoje, as medidas de reforço de autonomia e de flexibilidade no desenvolvimento do currículo permitem-nos trabalhar com o elevado objetivo de que todos os alunos, independentemente do percurso formativo que escolham, possam alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Esta será a essência do trabalho que irei desenvolver, este será o FOCO, orientará o RUMO a percorrer, com o apoio da minha equipa, que também hoje tomará posse e com o envolvimento de toda a comunidade.

É um caminho exigente, de enorme responsabilidade, que cabe à Escola, numa sociedade global em acelerado desenvolvimento.

Para garantir que todos os jovens alcançam as competências previstas no perfil dos alunos é fundamental que a Escola procure as adequadas estratégias de ensino e aprendizagem, agindo ao primeiro sinal de dificuldade dos alunos.

Assim, pretendo envolver professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, autarquia, empresários… toda a comunidade, para que o fulcro do trabalho da Escola sejam o currículo, as aprendizagens e as competências dos alunos.

Dirijo-me agora aos que estão no centro da nossa atividade, aos alunos,

Por e para todos vós, constituí equipa, mobilizarei a comunidade, a fim de que a resposta que procuram no Agrupamento de Escolas de Guia possa corresponder aos vossos sonhos e vos comece a preparar, também, para "empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhece".

Reconheço poucos cargos com esta exigência e com esta responsabilidade; assumo-as plena e conscientemente.

Caros pais, o enfoque do meu trabalho estará no aluno. Assim, é imprescindível contar com a vossa colaboração. Sem o vosso precioso contributo, o meu trabalho e o dos docentes e restantes técnicos terá menos possibilidades de êxito. Vejo-vos como parceiros no processo educativo, pelo que a vossa participação nas estruturas e na vida da Escola é fundamental. Neste âmbito, assumem papel central as Associações de Pais e Encarregados de Educação de todos os estabelecimentos de Educação do Agrupamento.

Trabalharei na formação integral dos vossos filhos e, portanto, na missão do Agrupamento de Escolas de Guia: Educação e formação assentes numa cultura científica e artística de base humanista.

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Senhor Presidente do Conselho Geral, Minhas senhoras e meus senhores,

Para esta missão, o trabalho dos docentes é fundamental, por isso, pretendo corrigir a dispersão do professor em tarefas não letivas. Por outro lado, embora as evidentes melhorias dos espaços da escola-sede, o Agrupamento ainda não conseguiu atingir um nível de funcionalidade e modernização tecnológicas que responda às atuais exigências; agirei também nesta área. Saliento, ainda, a necessidade de se procurar uma melhoria contínua, daí a determinação em implementar planos de melhoria desburocratizados e verdadeiramente eficientes, para que nunca nos afastemos do objetivo fundamental.

Agradeço ao Conselho Geral a confiança. Agradeço ao Conselho Geral a forma como acolheu as minhas motivações e as propostas de ação que apresentei, que foram debatidas na audição que antecedeu à eleição que conduziu à presente tomada de posse.

Agradeço à minha subdiretora, Dr.ª Fernanda Franco, a confiança que em mim depositou, revelando, desde o primeiro momento, a dedicação, a firmeza e as convicções de uma líder.

Agradeço às novas adjuntas de direção, Dr.as Licínia Matos, Anabela Sousa e Cristina Neto, a confiança em mim e na Dr.a Fernanda Franco.

Assumo, aqui, uma liderança que estabelecerá um Projeto Educativo para o Agrupamento, que se transforme no projeto de todos, partilhado por todos, fomentador de uma cultura de Escola com valores de referência para toda a comunidade escolar. Assumo uma liderança forte, partilhada, de respeito e acolhimento dos contributos dos alunos, das famílias, dos professores, do pessoal não docente, da autarquia e de outros parceiros e entidades representativas. Estou disponível para ouvir sugestões e críticas, que serão sempre consideradas e apreciadas, e que contribuirão para a construção de uma Escola melhor, que preste um serviço de educação e formação dequalidade.

A minha visão alicerça-se em convicções e valores, imprescindíveis a qualquer organização. Acredito no capital humano, porque as pessoas são o mais importante. Acredito no valor do trabalho colaborativo, porque o trabalho de equipa é a base para o sucesso. Acredito na urgência de uma permanente inovação e na melhoria contínua. Acredito que o sucesso passa pela satisfação de todos, em particular dosalunos.

Para terminar, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Sr. Presidente do Conselho Geral, minhas senhoras e meus senhores, poderão estar certos da minha vontade inequívoca de contribuir de forma empenhada, séria, rigorosa e solidária, para a sustentabilidade e para o sucesso do Agrupamento de Escolas de Guia, bem como para a sua afirmação no seio da comunidade.

Para o efeito, conto com a vossa colaboração.

Muito obrigado.

 

 

quatro 

 

Ligações oficiais

  • 1
  • 2