Concurso “Juvenes Translatores” 2017

Um concurso que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia.

Realizou-se nosso Agrupamento, em Novembro, este concurso que teve como parceiros alunos dos seguintes países, além de Portugal: Ilhas Canárias, Irlanda e Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França (exceto Reunião e Guadalupe), Alemanha, Espanha, Itália, Áustria, Dinamarca, Suécia, República Checa, República Eslovaca, Hungria, Eslovénia, Croácia, Malta e Polónia , Chipre, Grécia, Bulgária, Roménia, Lituânia, Letónia, Estónia e Finlândia.

Os alunos que participaram frequentam o 12º ano de escolaridade: Alexandra Pereira, André Cravo, Beatriz Lamas, Pedro Fernandes e Raquel Fernandes.

As línguas de partida foram o Inglês e o Francês.Os alunos traduziram para a sua língua materna ou para a sua língua mais forte, uma vez que a tradução tem muito a ver com a proficiência do tradutor na sua língua materna, e não apenas com os seus conhecimentos de línguas estrangeiras. A compreensão do texto é um primeiro passo. Em seguida, é necessário usar a língua de chegada (a língua para a qual se traduz) para criar um texto correto e fluente nessa língua, o que, eventualmente, poderá ser mais difícil.

Os nomes dos alunos vencedores serão dados a conhecer no início de fevereiro de 2018. Estes alunos serão convidados a participar na cerimónia de entrega dos prémios que se realizará em Bruxelas, em abril de 2018.

Todos os alunos que participaram na prova receberão um certificado de participação.