Unidos pela Paz no AEGuia – Comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos

No dia 12 de dezembro, entre as 10.30h e as 12.30h, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas promoveu a comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos na EBS de Guia, sob o lema "Unidos Pela Paz". Partindo da afirmação de Eleanor Roosevelt, a grande defensora dos Direitos Humanos: "Ninguém ganhou a última guerra nem ninguém ganhará a próxima. Não basta falar de paz. É preciso acreditar nela. E não basta acreditar nela. É preciso trabalhar por ela", os alunos da EBS de Guia em colaboração com professores e funcionários desenvolveram um conjunto de atividades para a comunidade escolar. Todas as turmas e valências da escola sede (à exceção das turmas dos cursos profissionais que se encontram em estágio) apresentaram o seu papagaio de papel como expressão dos direitos humanos, que permitiram a elaboração de um estendal de cores e valores. Este foi apenas o mote inicial para as atividades que se seguiram e que contaram com o envolvimento e entusiasmo de todos os presentes. Desde o coro de professores que tão bem interpretou uma versão em português da música "We are the World" às músicas originais apresentadas por um grupo de alunos, passando pela interpretação de um hino à resistência - Bella Ciao - e pela encenação de um poema, assim como pela coreografia da música de António Variações cantada por Marisa Liz "Guerra Nuclear", foram vivências intensas e sentidas. Tudo culminou na palavra Paz, humanizada por alunos do 2º ciclo. Finalizou-se com a formação de um cordão humano ao som de "Imagine" de John Lennon, o que nos permitiu a todos acreditar num mundo melhor. "Como as guerras começam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que se devem construir as defesas da Paz." (Constituição da UNESCO), acreditamos que, como apelou o Diretor, professor António Pires, Seremos nós a mudança que queremos ver no mundo. Também na EB da Mata Mourisca se comemorou o Dia dos Direitos Humanos. Elaborou-se um papagaio de papel,ilustrado com as mãos dos alunos e crianças do Centro Escolar, onde cada um escreveu uma palavra/frase alusiva ao dia. As crianças, vestidas com uma peça de roupa branca, organizaram-se de modo a compor a palavra "PAZ".